A diretoria da Associação das/dos docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) manifesta apoio à professora Jacyara Paiva, em virtude de manifestação da Procuradoria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que pediu a exoneração da professora, no fim do ano de 2023.
É importante salientar que essa manifestação e a possível exoneração atacam a autonomia universitária, uma vez que, em 2018, seu departamento e a Reitoria da UFES haviam se manifestado pelo fim do litígio judicial e pela manutenção da professora no quadro da instituição.
Jacyara é ex-vice-presidenta da Adufes SSind e, atualmente, 2ª secretária da Regional Leste do ANDES-SN. Por ser dirigente sindical, essa manifestação configura-se como perseguição política.
Recebemos Jacyara recentemente em nosso sindicato, no 98º Encontro da Regional Leste do ANDES, nos dias 10 e 11 de novembro do ano passado. Na ocasião, a professora participou ativamente do Encontro, sendo uma das palestrantes da mesa “A luta por uma universidade antirracista”, em que enfatizou a necessidade da luta antirracista no movimento sindical e expôs as lutas que a docente participa ativamente em sua universidade e na cidade de Vitória.
Solicitamos que a UFES mantenha a decisão de sua administração central, mantendo e respeitando toda a militância e exercício profissional da professora Jacyara Paiva.
Assinem o abaixo-assinado e manifesto em defesa da professora Jacyara Paiva, lembrando que o apoio financeiro solicitado pelo site não é obrigatório: https://chng.it/Lv7SZwGcFM
Diretoria da ADUFOP – 2023-2025.