A diretoria da ADUFOP informa que já iniciou a discussão sobre o índice de reajuste anual do valor das mensalidades do plano de saúde coletivo UNIMED Inconfidentes.
Na segunda-feira(14), os representantes das entidades reuniram-se com a Coordenadoria Comercial da seguradora e foi apresentada pelo convênio uma proposta de 26,14%. Ou seja, os valores da utilização do plano passariam a custar R$273,65(enfermaria) e 378,27(apartamento). Foi o primeiro encontro entre os sindicatos e a UNIMED.
Os representantes da ADUFOP, ASSUFOP e SINASEFE IFMG encontram-se ontem (17) para discutir uma contraproposta e preparam ofício que reivindica o reajuste dede 4,09%, baseado no IGPM para o mês de outubro deste ano. O valor proposto pelas entidades foi 22,05% abaixo do valor da seguradora.
ENTENDA:
Novembro é a data base do contrato coletivo com o convênio. Todos os anos, são feitas reuniões entre a seguradora e representantes das entidades sindicais para discutir o índice de reajuste anual para renovação do contrato. Tal índice é feito pela soma do Índice IGP-M do período, acrescido do Índice de Reajuste Técnico (IRT) baseado na taxa de sinistralidade medida pela UNIMED Inconfidentes. O plano de saúde apresentou um relatório no qual os parâmetros da sinistralidade no período de outubro de 2018 a setembro de 2019 ficaram em 92,28%. O valor do IGP-M do período é de 3,37%.
As entidades têm um histórico de diminuição do valor nas negociações com a UNIMED. Ano passado, por exemplo, o reajuste foi de 15%, sendo 21,15% o valor proposto pela seguradora.
Sublinhando as perdas salariais acumuladas ao longo de vários anos e sem quaisquer perspectivas de aumento real, a ADUFOP atua de forma a minimizar ou zerar os índices de reajustes anuais e está à disposição dos associados para outros esclarecimentos.