top of page

Nota de repúdio à censura dos patrocinadores e da comissão organizadora da XXI semana de estudos da escola de Minas - UFOP.



A ADUFOP, como entidade que compõe a Frente Mineira das e dos Atingidos pela mineração (FLAMa-MG), divulga Nota de repúdio à censura dos patrocinadores e da comissão organizadora da XXII Semana de Estudos da Escola de Minas - UFOP.

Como entidade de luta em defesa dos trabalhadores docentes da UFOP, entendemos a solicitação de evitar qualquer tipo de debate em um evento científico organizado por uma Universidade Pública como censura e, mais grave, como explícita relação de conflito de interesses. A Universidade pela qual lutamos deve ser pautada pelo diálogo, pelo contraditório e pelo debate, onde prevaleça a soberania popular como horizonte.

O debate sobre rompimentos de barragens e seus impactos faz parte do cotidiano de alunos, servidores públicos e demais trabalhadores da Universidade e, sob a perspectiva de atingidos, não devem ser cerceados ou influenciados pelo poder econômico que tenta incidir sobre o fazer acadêmico.

Por isso, reiteramos necessária a defesa de que os palestrantes discutam o tema livremente, e que comunidades atingidas sejam formalmente convidadas para o evento e rejeita qualquer forma de censura ou submissão aos interesses das mineradoras, como posto nesta Nota de repúdio.


bottom of page