Entre os dias 13 e 15 de março, Boa Vista (RR) sediará o II Seminário de Multicampia e Fronteira do ANDES-SN. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Multicampia e Fronteira (GT Multi-Front.), em parceria com a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (Sesduf-RR – Seção Sindical).
O encontro tem como objetivo debater as especificidades, os desafios e a relevância do trabalho docente em regiões de fronteira, além de destacar a necessidade de uma política nacional para enfrentar a precarização da atividade docente, que não está restrita às regiões de fronteira, e também afeta a realidade nas universidades multicampi.
Entre os desafios enfrentados por docentes em instituições de fronteira e/ou multicampi estão a difícil fixação nessas localidades, as limitações orçamentárias e a distribuição desigual de recursos. Esses aspectos serão amplamente debatidos no II Seminário, considerando as especificidades da multicampia, que impactam diretamente as condições de trabalho e a gestão dos orçamentos dessas instituições.
“A UFRR vive uma situação bastante peculiar de ser uma universidade em faixa de fronteira, assim como todas as universidades localizadas no estado, e, além disso, mostra uma situação muito particular da situação de Fronteira e Multicampia. Há situações no Brasil, por exemplo, Roraima ou fronteira do Amazonas, em que pessoas rapidamente fazem concurso para aquele lugar e depois se mudam, por questões econômicas, por questões de estrutura material e por várias outras questões. Ou seja, a questão da fixação de professores nesses lugares é uma questão do país, é uma questão que precisa ser tratada como uma política pública do Brasil”, explicou Elder Lanes, base da Sesduf-RR SSind. e representante da seção sindical no GT Multi-Front.
As e os interessados têm até o dia 28 de fevereiro para confirmarem presença, por meio do formulário disponível aqui. A realização do II Seminário de Multicampia e Fronteira do ANDES-SN é uma deliberação do 67º Conad, realizado no ano passado em Belo Horizonte (MG).
O primeiro seminário ocorreu na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), em dezembro de 2022. Na ocasião, foram discutidos temas fundamentais relacionados à realidade das e dos docentes nessas regiões.
Ana Lucia Gomes, 1ª vice-presidenta da Regional Norte I do ANDES-SN, reforçou a importância da participação das e dos docentes no evento. “É importante que todas as seções sindicais deem ampla divulgação e ampla participação neste seminário, para que a gente possa fazer uma ampla discussão sobre as temáticas que envolvem Multicampia e Fronteira”, concluiu.
Confira a circular 581/2024, que convoca para o II Seminário Multicampia e Fronteira, em parceria com a Sesduf-RR SSind.
Fonte: ANDES-SN