O ANDES-SN manifestou sua solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), frente à tentativa, arbitrária e autoritária, de cassação de seu mandato parlamentar. Após alguns adiamentos, no dia 11 de setembro, o parecer do relator do processo, deputado Paulo Guimarães (PSD-BA), foi votado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, com 10 votos favoráveis ao parecer pela continuidade do processo e 2 votos contrários.
A representação contra Glauber foi protocolada pelo Partido Novo, no mês de abril, devido à autodefesa do deputado frente aos assédios e ataques de um militante do MBL no Congresso Nacional. O relator afirmou que as condutas descritas na representação são passíveis de punição, devendo ser apuradas.
Em nota emitida na última sexta-feira (13), a diretoria do Sindicato Nacional destacou que “a tentativa de cassar o mandato de Glauber é uma nítida violação às liberdades democráticas e um ataque frontal a um parlamentar democraticamente eleito, parlamentar que constrói processos amplamente democráticos de escolha e votação de emendas parlamentares, que atua em um mandato antifascista e articulado às pautas dos movimentos sociais populares e sindicatos de trabalhadores”.
Para a direção do ANDES-SN, a perseguição ao deputado do PSOL/RJ explicita o avanço da articulação entre o bolsonarismo e Arthur Lira (PP/AL). “Os próximos dias são fundamentais na intensificação da mobilização em defesa do mandato do deputado Glauber Braga e na defesa das liberdades democráticas: conquistas históricas da nossa classe, que não aceitará qualquer forma de cerceamento, chantagem ou ameaça a um parlamentar democraticamente eleito que possui atuação contundente no combate à extrema direita e na denúncia às negociatas e políticas escusas de interesses das bancadas do boi, da bala e da bíblia do Congresso Nacional, capitaneadas por Arthur Lira. Toda solidariedade ao Deputado Glauber Braga! Glauber Fica! Basta de perseguição!”, afirma em nota. Confira aqui o documento.
Fonte: ANDES-SN Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados