top of page

Exposição RESISTÊNCIAS E (RE)EXISTÊNCIAS: A Festa do Reinado e a Preservação dos Valores Afro-brasileiros em Ouro Preto


O Projeto Resistências e (Re)Existências, construído pela ADUFOP, convida toda a comunidade para a exposição “A Festa do Reinado e a Preservação dos Valores Afro-brasileiros em Ouro Preto”. A mostra revisita histórias que enfrentaram o apagamento e mantêm viva a memória de lutas, tradições e identidades. 


Celebrando a força ancestral do Reinado, manifestação cultural viva que ecoa a resistência do povo negro em Ouro Preto. Esta exposição faz parte de um projeto maior que passará por Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, destacando lutas, manifestações e personalidades das três cidades. 


A exposição é um convite à reflexão sobre passado, presente e futuro, unidos pela força da cultura negra que resiste ao tempo.


Exposição aberta ao público de 14/01 à 16/02.

Local: Casa dos Contos - Sala Vicente Vieira

Endereço: R. São José, 12, Centro, Ouro Preto

Dias e horários: Terça a sábado: 10h - 16h

Domingo: 10h - 14h


Local: Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Endereço: R. Padre Faria, 14, Alto da Cruz, Ouro Preto

Dias e horários: Segunda a sexta: 9h - 17h


Classificação livre.


Ficha Técnica da Exposição: 

Curadoria: Deborah Kelly Nascimento Pessoa

Expografia e montagem: Matheus Bernardes e Paloma Nascimento

Coordenação de pesquisa: Deborah Kelly Nascimento Pessoa e Marcelo Donizete da Silva

Pesquisa: Maria Fernanda Alves Vargas, Ricardo Alisson Carvalho Silva e Sidnéa Francisca dos Santos

Ilustração: Rubem Filho

Fotografia: Ana Musafa, Ane Souz, Domingos Gonzaga, Lucas de Godoy, Vinicius Terror e Zedu Monte

Documentário: Vinicius Terror

Estandarte: Daiane Azevedo e Acervo AMIREI


Apoio: Museu Casa dos Contos, Casa de Cultura Negra, AMIREI, Alegriô, NEABI-UFOP, Movimento Negro Mariana, Palma Preta, Outro Preto.



Sobre o Projeto Resistências e (Re)Existências - ADUFOP:


O Projeto Resistências e (Re)Existências, realizado pela ADUFOP e coordenado pelos professores da UFOP Deborah Pessoa e Marcelo Donizete, traz referências negras e indígenas de persistência na preservação da ancestralidade e busca por justiça e reparação social nos territórios de atuação da UFOP (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade).


Dentro das ações, a ADUFOP organizou o debate "Do Aquilombamento à Valorização da Cultura Afro-brasileira: Contribuições para a Promoção de uma Educação Antirracista" em Mariana e João Monlevade, em novembro de 2024, com a participação dos professores Leopoldo Soares e Jacyara Paiva.


Também aconteceu o espetáculo "Contos e Lendas do Burkina Faso", com François Moise Bamba (Burkina Faso) e tradução em cena de Laura Tamiana. A apresentação, em junho de 2024, no Cineteatro Municipal de Mariana, foi um convite a descobrir as culturas, histórias e visões de mundo dos povos de Burkina Faso, em um diálogo entre a cultura africana e brasileira.


Além dessas ações, houve uma homenagem durante a Confraternização de 42 anos da ADUFOP, em dezembro de 2024, para as manifestações culturais e as referências negras que transformam Ouro Preto, Mariana e João Monlevade em lugares de memória, resistência e cultura viva.


Para mais informações, entre em contato através do e-mail: comunicacao@adufop.org.br 




bottom of page