Ontem, 6 de novembro, foi realizado o evento “A mineração que queremos - I Encontro regional por um novo modelo de mineração - I Jornada universitária de debates na mineração” em Mariana. A atividade foi uma deliberação da Plenária Sindical e Popular realizada no dia 6 de junho, na Praça da Sé em Mariana.
O encontro começou às 9h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFOP, em Mariana, com uma atividade cultural de abertura. Em seguida, aconteceu a mesa de abertura com a participação da Professora Kathiuça Bertollo, 1ª tesoureira da ADUFOP e de representantes de outras entidades sindicais e de movimentos sociais. Depois da mesa de saudação em que as entidades presentes se manifestaram, teve início a mesa cujo tema foi "O modelo de mineração que queremos.
Durante a tarde, os participantes se dividiram em três grupos de trabalhos (GT): Economia, Trabalho e Emprego; Meio ambiente, Biodiversidade e Recursos Naturais; Território, Comunidade e Processo de Reassentamento. Os grupos discutiram e construíram as denúncias e deliberações que conformaram o documento final do evento.
Às 16h30, no Hall do ICSA, foi exibido um curta-metragem com o tema "água" e participantes discutiram o assunto. Para finalizar o dia de trabalho, houve um cortejo até a Praça Gomes Freire (Jardim). Na Praça, aconteceu uma atividade cultural de encerramento e a leitura do documento final.
O evento teve como intuito discutir a mineração na região a partir do eixo: um novo modelo de mineração. A ação foi construída conjuntamente pela ADUFOP, Sindicato Metabase Inconfidentes, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e pelo Centro Acadêmico de Serviço Social da UFOP.
Leia o documento final: