A edição 72 da revista Universidade e Sociedade (U&S) foi lançada durante a plenária de Abertura do 66º Conad do ANDES-SN, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de julho, na Universidade Federal de Campina Grande (UFGC), na Paraíba.
Com 228 páginas, a publicação semestral traz como tema "A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente”. Foram publicados oitos artigos relacionados à temática da revista, uma reportagem fotográfica sobre as lutas em defesa do reajuste salarial e seis artigos que abordam desde a biodiversidade, a inteligência artificial, descarbonização e sindicatos, as condições de trabalho e a luta sindical até o desfinanciamento da ciência e sua relação com a autonomia universitária, entre outras lutas. O material inclui ainda duas resenhas de livro.
Representando a Editoria Executiva, Jennifer Webb, 1ª tesoureira do ANDES-SN, falou da importância da publicação do Sindicato Nacional que instrumentaliza a luta docente há 32 anos. "A revista é resultado da equipe que eu represento, junto com Elizabeth Barbosa, Luiz Henrique Blume e Neila de Souza.
Kathiuça Bertollo, docente da UFOP, contribuiu com o artigo "Mineração extrativista, educação pública e resistências classistas na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais.". "O artigo reflete acerca da mineração extrativista, da educação pública e das resistências classistas na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, território marcado pelo maior crime socioambiental do país (o rompimento/crime da barragem de Fundão em Mariana-MG), pela presença de instituições de ensino públicas (tais como a UFOP, o IFMG campus Ouro Preto e as escolas municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo) e pelas seculares lutas e resistências da classe trabalhadora organizada em diferentes sujeitos coletivos, especialmente via movimentos sociais, entidades sindicais e frentes amplas de atuação. Explicita as contradições próprias do modo de produção capitalista que estruturam e conformam a esfera da produção e da reprodução social e, dessa forma, o contexto da luta de classes na região, sendo a questão ambiental um âmbito central desse antagonismo classista." (BERTOLLO, Kathiuça. Mineração extrativista, educação pública e resistências classistas na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais. Revista Universidade e Sociedade, 72ª edição, p.100.) Disponível em: https://ace189f1-b2df-4992-a8bf-9b3ceae8310d.filesusr.com/ugd/131d4d_8ad92831ca154c47a6e3a5a519a9a76c.pdf
Acesso em: 21 de julho de 2023.
Próximo número A próxima edição da U&S será lançada no 42º Congresso ANDES-SN, em 2024, como o mote dos 60 anos do início da ditadura empresarial-militar no Brasíl, ocorrido em 1964, e as décadas de luta e resistência frente a todos os ataques à vida e à dignidade de milhares de brasileiros e brasileiras. “No próximo número, convidamos todas e todos vocês, não só a divulgarem, como também prestigiarem e a escreverem para a nossa revista, que marcará os 60 anos da resistência à essa ditadura que dizimou a vida de muitas pessoas”, contou a 1ª tesoureira.
Revista A Revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelos e pelas docentes em defesa uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Fonte: ANDES-SN com alterações ADUFOP