Professoras e professores das universidades federais do Ceará (UFC), do Cariri (UFCA) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em assembleia geral extraordinária do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), concluíram, na última quinta-feira (31), o processo de retorno ao ANDES-SN. Na ocasião, ainda foi aprovado o novo regimento interno da Adufc.
A votação ocorreu, presencialmente, nas sedes da entidade em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, e de forma remota exclusivamente para docentes lotados em cidades onde não constam prédios da Adufc. Foram contabilizados 167 votos no total, dos quais 162 foram pela incorporação ao Sindicato Nacional.
Esta etapa marcou a conclusão do processo de retorno ao Sindicato Nacional, chancelado nas instâncias deliberativas da entidade, como o Conselho de Representantes e as assembleias gerais, e seguindo o ritual jurídico necessário.
“Os dois pontos foram exaustivamente debatidos pela nossa categoria, então foi um dia mais de consagração propriamente das muitas discussões que nós fizemos, dos fóruns de discussão, muitas reuniões do Conselho de Representantes, das assembleias, um longo período de debate e amadurecimento que nos trouxe até aqui”, explicou Irenísia Oliveira, presidenta da Adufc.
Raquel Dias, presidenta em exercício do ANDES-SN participou da assembleia docente e reforçou o entusiasmo do retorno da Adufc ao Sindicato Nacional. “É com muita alegria que comemoramos a decisão de trazer a Adufc para o ANDES-SN para fortalecer o Sindicato e, ao mesmo tempo, fortalecer Adufc nesse momento de Campanha Salarial 2024, de luta pelo fim da lista tríplice, pelo fim das intervenções, em defesa da carreira, da universidade pública, gratuita e laica. O ANDES-SN é Adufc e Adufc é ANDES-SN”, disse.
Para a diretora do Sindicato Nacional, a data ficará marcada na história da nova seção sindical. “O dia 31 de agosto de 2023 foi uma data histórica para o ANDES-SN e Adufc, que convocaram em conjunto uma assembleia para deliberar sobre a incorporação da Adufc ao Sindicato Nacional. Há dias que condensam 20 anos na história e, essa data, foi literalmente um dia que condensou muitos anos de luta para que a Adufc retornasse ao ANDES-SN”, completou.
Adufc Criado em 1980, o sindicato representa as professores e os professoras UFC, UFCA e Unilab. Em 1991, as e os docentes aprovaram a filiação ao ANDES-SN. Porém, em 2010, a entidade se desligou do Sindicato Nacional e se filou ao Proifes. Agora, retorna como seção sindical do ANDES-SN, entidade combativa e de luta.
Ao longo dos últimos anos, o retorno ou não da Adufc ao ANDES-SN foi amplamente debatido pela categoria, que, por diversas vezes, reafirmou o desejo de se reintegrar ao Sindicato Nacional, com direito a voz e voto na luta nacional docente. Em dezembro de 2020, em plebiscito online, as e os docentes votaram a favor da Adufc se tornar seção sindical do ANDES-SN. Um dia depois, uma assembleia geral convocada pela Adufc chancelou a decisão. Em assembleia realizada no dia 30 de março deste ano, houve a aprovação de alteração estatutária do Sindicato.
Fonte: ANDES-SN Com informações e foto da Adufc-Seção Sindical do ANDES-SN