A ADUFOP e o ASSUFOP entregaram ofício conjunto à reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na tarde desta segunda-feira (15). As entidades solicitam a inclusão de uma pauta específica na próxima reunião do Conselho Universitário, agendada para o dia 23 de abril de 2024: a suspensão do calendário acadêmico. A ADUFOP foi representada pela presidenta, Joana Amanal, e pelo vice-presidente, Rodrigo Ribeiro.
A motivação para o pedido de suspensão do calendário acadêmico é a deflagração da greve geral da educação. Na UFOP, tanto os técnico-administrativos em educação (TAEs) quanto os docentes estão em greve. Diante desse cenário, os sindicatos consideram imprescindível a suspensão do calendário acadêmico para evitar maiores prejuízos à comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes.
O ofício também pede que os representantes da ADUFOP e do ASSUFOP tenham espaço para fala durante a referida sessão do Conselho Universitário. Esse pedido visa garantir que as vozes dos servidores e docentes em greve sejam ouvidas e consideradas na discussão sobre a suspensão do calendário acadêmico e outros temas relacionados à greve.
A ADUFOP também solicitou à administração da Universidade reunião com o comando local de greve. Essa reunião tem como objetivo tratar de assuntos como atividades essenciais e também da pauta local de reivindicações. A reunião foi agendada para a próxima quinta feira, dia 18.
Foto: Cesar Diab/ASSUFOP.