O ANDES-SN iniciou um levantamento nacional sobre as universidades, institutos federais e cefets de sua base sindical, que possuem estruturas multicampi e/ou estão localizados em regiões de fronteira. A pesquisa foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Multicampia e Fronteira, criado neste ano durante o 42º Congresso do sindicato, com o objetivo de fortalecer a compreensão e atuação sindical nessas instituições.
Deliberado no 67º Conad, o estudo visa construir um mapa situacional para identificar os principais desafios enfrentados por docentes e seções sindicais em contextos multicampi e de fronteira. O levantamento investigará questões orçamentárias, condições de infraestrutura e de trabalho, além de aspectos relacionados à adaptação das e dos docentes às localidades de atuação.
De acordo com a Circular 511/24, entre os objetivos do estudo estão: a criação de um mapa situacional sobre a atuação em regiões de fronteira e multicampi nas seções sindicais do ANDES-SN, identificando os principais problemas como orçamento, infraestrutura e condições de trabalho nos campi; o levantamento das diferenças e semelhanças no funcionamento das instituições nesses contextos, focando nas condições de adaptação de docentes nas localidades onde atuam; e a identificação dos desafios da organização sindical, além de questões relacionadas ao desmembramento de campi, à criação e consolidação do GT, para subsidiar o planejamento e a ação unificada do ANDES-SN.
As seções sindicais devem preencher o formulário disponível aqui até o dia 13 de dezembro de 2024. As perguntas do formulário também foram encaminhadas no anexo da Circular 511 para facilitar o preenchimento e garantir uma ampla participação no levantamento.
Confira a Circular 511/24
Fonte: ANDES-SN