Entre os dias 7 a 10 de dezembro, a cidade de São Luís (MA) recebeu o VII Encontro de Comunicação e Arte e o II Festival de Arte e Cultura, do ANDES Sindicato Nacional. Os eventos reuniram docentes e profissionais de comunicação das assessorias das seções sindicais e do ANDES-SN. O objetivo foi debater o papel da Comunicação na luta contra o Capital e seus ataques à classe trabalhadora e a inserção da cultura e a arte no despertar da classe trabalhadora.
As atividades foram organizadas pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) do Sindicato Nacional e sediados pela Apruma e Sinduema (Seções Sindicais do ANDES-SN) e ocorreram nas universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Estadual do Maranhão (UEMA).
Participaram do encontro, pela ADUFOP, as docentes Alexandra Resende e Kathiuça Bertollo (Base da ADUFOP) e Larissa Lana (Jornalista/Comunicação).
As docentes relatam a importância da comunicação e da arte contra hegemônicas na luta da classe trabalhadora. Para Alexandra, "A participação no Encontro foi de fundamental importância para compreender os impactos e os desafios a serem enfrentados na arte, na cultura e na comunicação, no contexto político de extrema direita, vivenciado nos últimos anos. Além de conhecer melhor as ações promovidas pelo ANDES-SN e participar da atualização do seu plano de comunicação, como docente dos cursos de licenciatura da UFOP, foi possível relacionar a arte, a comunicação e a educação, repensando nessa junção para o enfrentamento das reformas curriculares promulgadas após o golpe de 2016. Foram momentos de muitas trocas e aprendizagens, em meio à alegria do povo e da cultura popular maranhense".
De acordo com Kathiuça Bertollo, o “Encontro foi mais uma atividade muito potente organizada pelo GTCA que pautou o plano de comunicação do ANDES-SN. O evento contou com expressiva participação das assessorias de comunicação das seções e isso qualifica o trabalho cotidiano de repasse e produção de informações, bem como, demonstra a importância de ter esse âmbito bem estruturado localmente nas seções. Contou com apresentações artísticas muito viscerais que trazem à tona um Brasil profundo, suas contradições, mas também sua força em resistir. O acúmulo que trazemos para a ADUFOP é a importância de a comunicação e a arte e cultura não serem tratadas como um âmbito menor da luta sindical, pelo contrário, precisa e pode ser cada vez mais ampliado e qualificado, e nesse sentido o ANDES-SN e a ADUFOP já possuem uma importante trajetória".
Para Larissa Lana, “Para além da importância dos temas abordados nas mesas, debates, oficinas e atividades culturais, a troca de experiências entre as/os profissionais da comunicação e a interação com as/os docentes fortalecem as duas categorias. Poder discutir e contribuir com o Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN, que foi elaborado há mais de 10 anos, é significativo, porque algumas formulações também serão colocadas em prática por nós, profissionais da comunicação”.
Durante a Plenária Final foi apresentada a síntese dos grupos de discussão, que será avaliado pela coordenação do GTCA e transformado em Texto de Resolução (TR) para o 42º Congresso do ANDES-SN.
Com informações: ANDES-SN
Leia também: Encontro do ANDES-SN debate lutas contra-hegemônicas e políticas de Comunicação, Arte e Cultura