Representantes da ADUFOP, ASSUFOP e SINASEFE-IFMG participaram, na última segunda-feira (04/11), de uma reunião com a Unimed Inconfidentes para discutir o reajuste dos preços dos planos de saúde.
Essa foi a terceira reunião de negociação, em que as diretorias dos sindicatos vêm insistindo que os reajustes estão muito altos. Após a primeira reunião, as entidades apresentaram uma contraproposta de 10% de reajuste, negada pela Unimed.
Durante o encontro, foram apresentados dados sobre a sinistralidade. Também foram analisados os índices de cada sindicato individualmente, além do valor agregado, que servirá como base para o cálculo do reajuste. Além disso, foram debatidas as propostas enviadas pelos sindicatos por meio de ofício.
Os representantes da Unimed avaliaram as propostas e, na segunda-feira (04/11), formalizaram uma contraproposta, conforme tabela abaixo:
De acordo com a seguradora, as opções de reajuste propostas para as mensalidades, com a respectiva alteração nos percentuais de coparticipação, foram as seguintes:
Reajuste de 32% (trinta e dois por cento), com alteração da coparticipação para 30% (trinta por cento);
Reajuste de 28,92% (vinte e oito vírgula noventa e dois por cento), com alteração da coparticipação para 35% (trinta e cinco por cento);
Reajuste de 20,28% (vinte inteiros e vinte e oito centésimos por cento), com alteração da coparticipação para 40% (quarenta por cento).
A Diretoria da ADUFOP reitera seu compromisso em minimizar os índices de reajustes anuais e, em breve, convocará uma assembleia para discutir os desdobramentos das negociações com a Unimed Inconfidentes.