Nesta quarta-feira (07), iniciou-se o período de inscrições de chapas para a consulta paritária da UFOP 2024. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de agosto, conforme o calendário estabelecido. Com a aprovação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Assufop), Gabriel Souza, da presidente da Associação dos Docentes (Adufop – Seção Sindical), Joana Amaral, e da representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Letícia Bargas, a consulta tem como objetivo avaliar as preferências da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Ouro Preto para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) para o quadriênio 2025-2029.
Como inscrever a chapa?
No momento da inscrição, cada chapa deve submeter, por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pela Comissão de Pesquisa, a carta-programa, os currículos dos membros e o requerimento assinado, conforme o modelo fornecido pela comissão. As inscrições serão consideradas válidas se estiverem de acordo com o regulamento e a Lei nº 9.192/95, que estabelece os requisitos acadêmicos necessários.
Posso realizar campanhas?
Durante o período de inscrição e preparação, as chapas têm a liberdade de realizar campanhas, incluindo debates, discussões com discentes, docentes e técnicos administrativos, além de divulgar suas plataformas por meio de mídias digitais. Contudo, é proibido interromper atividades didáticas, científicas ou administrativas nos campi e utilizar recursos administrativos, financeiros ou patrimoniais da Universidade para campanhas.
Quando serão divulgadas as chapas homologadas?
A divulgação das chapas homologadas ocorrerá no dia 21 de agosto (quarta-feira), a partir das 17h.
Como ocorrerá o sistema de votação?
A votação será realizada por meio do Sistema e-Votação UFOP, iniciando às 8h do dia 2 de outubro e encerrando às 18h do dia 3 de outubro.
Quem pode votar?
Podem votar estudantes de graduação e pós-graduação, mesmo que estejam em trancamento, afastamento ou mobilidade, além de técnicos administrativos e docentes, tanto ativos quanto aposentados, incluindo os participantes do Programa Institucional de Capacitação Docente.
Como será realizada a apuração?
A apuração dos votos será realizada pela Comissão de Pesquisa, composta por três representantes de cada categoria, com o suporte da Comissão Especial Técnica, que inclui um membro da Comissão de Pesquisa, um representante de cada chapa e um membro do NTI. A apuração poderá ser acompanhada por observadores externos, conforme decisão da organização.
Para mais informações, acesse a página da Pesquisa Paritária e/ou site Ufop onde estão disponíveis o edital de convocação, calendário e o regulamento completo.