FLAMa-mg
Frente Mineira de Luta dos Atingidos e Atingidas pela Mineração
Ouro Preto, 14 de novembro de 2020.
A Frente Mineira de Luta das Atingidas e dos Atingidos pela Mineração — FLAMa-MG, torna público nota que analisa a Ação Civil Pública n°. 5000885-66.2020.8.13.0461, referente à situação da elevação de risco da barragem de Doutor no distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto/MG e, consequente, a remoção das famílias atingidas na Zona de Auto Salvamento (ZAS).
A importância da presente nota demonstra-se pela necessidade de desmascarar a imagem de empresas comprometidas e responsáveis que tais mineradoras tentam perpassar à sociedade quando, na verdade, fazem fortes esforços para se esquivarem de suas mínimas responsabilidades com as atingidas e atingidos.
Devemos lutar, denunciar e fortalecer os que assim como nós, primam por um modelo de mineração não exploratório, que traga desenvolvimento social e melhora de vida a todos inseridos em territórios que vivem a tônica do rastro de destruição deixado pelas empresas mineradoras.
Chega do criminoso dizer como pagará seu crime! Chega de cercear a voz e o protagonismo das atingidas e dos atingidos!
Ouro Preto, 05 de novembro de 2020
Sobre ameaças ao patrimônio histórico e cultural, sítios arqueológicos e corpos hídricos no distrito de Antônio Pereira, município de Ouro Preto em Minas Gerais, no contexto da descaracterização territorial e ambiental promovida pela mineradora Vale S.A. , sob alegação da necessidade de obras emergenciais para o início do descomissionamento da barragem de Doutor em 2020.
Requerimento de Audiência Pública
Ofício requerimento de audiência pública - Catas Altas - Pedreira Um.pdf
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOLICITADA.pdf