63º CONAD FORTALEZA/CE, 28 DE JUNHO A 1º DE JULHO DE 2018

Tema Central: Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica.

            Do dia 28 de junho a 1º de julho será realizada a 63º CONAD Fortaleza (CE), sob a organização da diretoria do ANDES-SN e da SINDUECE Seção Sindical, e seu tema central é: “Por um projeto classista e democrático de educação pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica”. Em uma conjuntura de intensas lutas da classe trabalhadora e da juventude, o 63º CONAD do ANDES-SN realizar-se-á sob o impacto dos violentos ataques aos direitos sociais, à categoria docente e um processo de criminalização dos movimentos sociais cada vez mais intenso. Não obstante, os efeitos da política de austeridade do ilegítimo governo Temer, em particular a EC 95, começam a ser sentidos com maior intensidade nas Instituições de Ensino Superior no país. Os cortes violentos nos orçamentos das IES com demissões em larga escala de terceirizado (a)s, cortes de bolsas estudantis, de projetos relacionados com a pesquisa e extensão se agravam, resultando em paralisações e em greves de todas as categorias. A mobilização em defesa da educação pública de qualidade, gratuita, laica e socialmente referenciada, levada a cabo pelo ANDES-SN neste semestre, articulada com as categorias que compõem a comunidade acadêmica, resultou em embates contra governos municipais, estaduais e federal com greves, paralisações e atos que demandaram forte mobilização da categoria. O ataque sem precedentes aos direitos sociais se acirra com uma brutal violência às liberdades democráticas. O assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, além das ações judiciais contra a autonomia do trabalho docente, foram algumas demonstrações do acirramento do processo de criminalização dos lutadores e das lutadoras frente a esses ataques e da necessidade de construção de unidade com os setores combativos da classe trabalhadora. É, nesse contexto de ataques e resistências, que o ANDES-SN irá realizar seu próximo CONAD.  Além de atualizar as deliberações do último CONGRESSO do ANDES-SN, em uma importante ferramenta de luta da categoria docente para continuar enfrentando o difícil quadro histórico que se apresenta, reforçando o caráter combativo e democrático do ANDES-SN.

TEMÁRIO:

Tema I – Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às ações estabelecidas no 37° CONGRESSO.

Tema II – Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização da(o)s trabalhadora(e)s.

Tema III – Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores.

Tema IV – Questões organizativas e financeiras.

 

LOCAL DO EVENTO

As Plenárias, o Credenciamento e os Grupos Mistos ocorrerão nas Dependências da Universidade Estadual do Ceará – UECE (Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Auditório Central. Fortaleza-CE. (85) 3101-9600. )